quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Equinócio de Primavera










  
  Não poderia deixar setembro acabar sem falar do equinócio de primavera, também chamado de Ostara  (Deusa alemã da fertilidade),  Eostre (Deusa saxônica da fertilidade) ou ainda de Dia de Hertha para os seguidores do druidismo.

  
  Celebrado no primeiro dia da primavera ( 21de março no HN e 21 de setembro no HS), no qual festejamos a fertilidade e o redespertar da vida na terra antes adormecida, é costume ascender fogueiras ao nascer do sol, que podem ser substituídas por uma vela ou pelo seu caldeirão aceso e pintar ovos cozidos em honra a Deusa da fertilidade. Os ovos são antigos símbolos da fertilidade e reprodução, os antigos os utilizavam em seus ritos pintando-os com símbolos mágicos sendo posteriormente jogados ao fogo ou enterrados como oferenda a Deusa. Em certas regiões os ovos eram pintados de amarelo ou dourado, onde eram  utilizados em rituais de honra do Deus sol.

  Como a maioria das festividades da antiga religião, o equinócio de primavera também foi cristianizado pela Igreja em alguns aspectos, numa tentativa de tornar mais fácil a transição do povo para a nova religião e o novo Deus, já que o seu tinha acabado de virar o Demônio, vale lembrar que as religiões pagãs não crêem em Satã mas isso fica para um post futuro.

  Este sabá nos remete a uma reflexão sobre o que queremos "fertilizar" em nossas vidas, sejam idéias, projetos, ou mesmo atitudes, pois a fertilidade não consiste apenas na reprodução da espécie. É o momento de jogar fora o velho, para dar espaço ao novo e assim a roda segue girando.


  Que as Deusas da fertilidade brindem esse novo ciclo com sua luz e benção, que assim seja, que assim se faça!     




Correspondências utilizadas no Sabá de Equinócio de Primavera  
Incensos: violeta africana, jasmim, rosa, sálvia e morango.  
Velas: dourada, verde, amarela.
Cristais: ametista, água-marinha, hematita, jaspe vermelho.

Os alimentos pagãos tradicionalmente usados para compor o banquete neste Sabá são os ovos cozidos, bolos de mel e as primeiras frurtas da estação em ponche de leite. 
  


     
      






Nenhum comentário: